Você sabe gerenciar o seu tempo?

A nova realidade do trabalho – híbrido ou home office – trouxe desafios para todos. Tivemos que aprender a gerenciar o tempo de maneira diferente e encontrar o equilíbrio entre trabalho, família e lazer.

Para muitos, o home office trouxe inúmeros benefícios; para outros, no entanto, foi um momento que transformou relações e o cotidiano. Seja qual for o seu caso, é de extrema importância organizar a agenda e gerenciar a rotina.

O gerenciamento do tempo é uma habilidade fundamental em todos os âmbitos da nossa vida e, embora seja mais comum haver esta preocupação no trabalho, ela também se aplica à rotina pessoal. Por isso, hoje, vamos compartilhar algumas dicas que são muito úteis para te ajudar neste processo. Mas atenção: existem diferentes métodos de organização do tempo e o melhor é escolher o que mais se adequa ao seu estilo de vida e rotina. 

1. Primeiramente, tenha um planejamento: sem ele você corre o risco de assumir mais tarefas do que realmente consegue executar. A dica aqui é reunir todas as atividades que precisam ser cumpridas em uma lista e classificá-las por ordem de urgência e prioridade. Ao fazer isso você desocupa seu cérebro da ocupação de armazenar todas estas informações e pode gastar mais energia no trabalho prático. Ao terminar uma tarefa, marque-a de modo diferente das demais. Vale também assinalar o que está em atraso ou em espera, para não esquecer das pendências.

2. Uma outra dica é definir metas. Elas são importantes para que a motivação seja mantida sempre em alta. Ao traçar metas realistas, alcançáveis e com prazos, você consegue encurtar o caminho até a realização dos seus sonhos. Quando você destrincha um objetivo em pequenas metas, você consegue ligar os pontos e avançar passo a passo rumo às grandes realizações da vida pessoal e profissional. Essa é a regra básica do progresso: você só consegue chegar a algum lugar se souber exatamente para onde está indo.

3. Estabeleça prazos razoáveis: um erro bastante comum é estabelecer períodos de tempo equivocados para as atividades. É sempre recomendado fazer uma projeção realista e com alguma margem de segurança. Esse tempo extra é fundamental para resolver algum imprevisto que possa surgir no seu percurso. E, se você acabar antes do previsto, pode iniciar a próxima atividade um pouquinho antes!

4. Crie agendamentos: para que nada seja esquecido vale sempre anotar todos os seus compromissos. Aqui vale o que funciona melhor para você: seja as agendas e cadernos de papel, ou aplicativos como Todoist, Notion, agenda do Google, entre muitas outras. A vantagem das versões online é que elas estabelecem alertas, que ajudarão a lembrar das suas marcações. Revise sua agenda no dia anterior, para lembrar dos compromissos e se programar corretamente.

5. Organize as pausas: as pausas durante a rotina precisam ser estratégicas. Além daquelas necessárias para alongamento e descanso, é interessante parar por alguns períodos para recuperar a criatividade e a disposição.

Um ótimo aliado neste momento é o Método Pomodoro; nele o dia é dividido em blocos de afazeres e durante 25 minutos você deve se dedicar 100% a alguma atividade – isso significa desligar notificações, não olhar e-mails, nem realizar nenhuma outra tarefa que não seja a que foi definida inicialmente -, ao término desse período você ganha uma pausa de cinco minutos para tomar um café, fazer alongamento ou caminhar um pouco. O método também defende que após quatro desses blocos se faça um intervalo maior de descanso, de 30 minutos. Quando sentir que está estagnado (a) em uma atividade, pare, tome uma água e caminhe por alguns minutos.

6. Por último, mas não menos importante: comece seu dia aos poucos. Reserve na sua agenda um tempo para você no horário de sua preferência. A ideia aqui é evitar começar o dia naquela correria e com uma sobrecarga de stress, o que pode acabar prejudicando o seu dia inteiro. Também ajuda muito reservar uns minutos para fazer uma meditação, uma atividade física ou qualquer outra coisa que lhe seja agradável. O importante é se dedicar a você!

Referências: neilpatel.com – terra.com.br

Gostou do conteúdo? Em nosso blog você pode encontrar mais assuntos como esse e aprender ainda mais, continue navegando. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades acessando as nossas redes: linkedin, facebook e instagram.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: