O nível de inadimplência do brasileiro cresce cada vez mais. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo indicou que cerca de 78,9% dos consumidores entrevistados ficaram endividados em 2022. O alto índice de dívidas, se deu sobretudo devido à crise econômica gerada pela crise advinda do coronavírus. Sendo assim, deve ser também uma das principais preocupações de empresários e gestores, lidar com a inadimplência nas empresas.
Para além dos problemas financeiros e prejuízos que o consumidor tem ao ficar inadimplente. Para as empresas isso pode significar também uma diminuição brusca da receita, afetando diretamente a sua saúde financeira.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você saiba como reduzir a inadimplência em seu negócio.
O que é a inadimplência?
A inadimplência nada mais é do que a falta da liquidação de algum tipo de dívida ou obrigação financeira. Ou seja, caso a pessoa deixe de pagar o cartão de crédito, a conta de telefone ou até mesmo a parcela de um financiamento, ela ficará inadimplente com as empresas que oferecem esses serviços para ela.
A inadimplência traz uma série de malefícios para o consumidor, como:
- Dificuldade na obtenção de empréstimos;
- Acesso ao cheque especial;
- Score de crédito baixo.
Ainda, um dado que empresários devem estar atentos no que diz respeito à inadimplência, é o perfil do consumidor que está inadimplente. Segundo dados do Serasa Experian:
- Cerca de 50,9% são homens;
- Pessoas com o salário de 1 a 2 salários mínimos são as mais atingidas;
- Aproximadamente 37,3% possuem apenas uma dívida;
- 19,4% dos consumidores inadimplentes têm entre 41 e 50 anos.
Dicas para reduzir a inadimplência em sua empresa
A inadimplência pode afetar o seu negócio de muitas maneiras diferentes. No entanto, de modo mais imediato, seus efeitos serão mais sentidos no fluxo de caixa. Isso porque, ao ter muitos consumidores inadimplentes, o faturamento é afetado, fazendo com que a empresa tenha dificuldades para lidar com as suas contas.
Logo, para que o seu planejamento financeiro não seja afetado, é preciso sempre levar em consideração a taxa de inadimplência do negócio, para não haver nenhum tipo de surpresa no negócio. Por isso, é crucial que empresários conheçam formas de reduzir a inadimplência em sua empresa, e manter as suas finanças equilibradas.
Consulta de CPF
A consulta de CPF é uma das principais formas de reduzir a inadimplência em sua empresa. Isso porque, esse é um processo que será feito antes da venda ou do contrato firmado.
Dessa forma, você saberá se o consumidor em potencial estará em conformidade com a Receita Federal, como o Imposto de Renda.
Vale ressaltar que a consulta do CPF, não verifica a existência ou não de dívidas, naquele nome. Para saber mais a respeito de pagamento em atraso, é preciso fazer uma análise de crédito.
Análise e consulta de crédito
Para saber se existem grandes probabilidades do consumidor ficar em dívida com o seu negócio, será preciso fazer uma análise de crédito. As principais informações que são levadas em consideração nesse contexto, são:
- Dados cadastrais;
- Restrições em seu nome;
- Perfil de crédito;
- Renda.
Isso garante que o seu consumidor terá a capacidade de pagar o que você tem para vender, fazendo com que você reduza a inadimplência em sua empresa.
Automação de cobranças
Caso a sua empresa lide com um grande fluxo de clientes, o processo de cobrança, se feito de forma manual, pode ser complexo.
Isso porque, a cobrança individual, não é prática, e pode aumentar as chances de erros que podem comprometer os resultados.
Sendo assim, uma dica importante para reduzir a inadimplência em sua empresa, é justamente investir em procedimentos e processos de automação de cobranças.
Ao automatizar as cobranças, você terá mais tempo para outras atividades, como a própria análise de crédito e ainda terá uma série de relatórios que podem auxiliar em momentos de tomada de decisão.
Existem muitas formas de se fazer isso, uma das principais maneiras de se fazer é por meio de cobranças recorrentes no cartão de crédito, ou até mesmo por boleto bancário.
Tanto no boleto, quanto no cartão de crédito, o processo de cobrança é feito de forma mensal. Enquanto no cartão o processo não precisa de nenhuma ação do cliente, sendo debitado diretamente do processo da conta do usuário. Já nos boletos bancários, eles são emitidos e enviados para o pagamento de seus clientes de modo automático.
Ambas as formas irão ser fundamentais para que o seu negócio po
Sistema de gestão de clientes
Para reduzir a inadimplência em sua empresa, é preciso ter controle em relação aos seus clientes e suas dívidas.
Ainda é comum que empresários se utilizem de planilhas do excel para fazer isso. No entanto, além de tornar a sua alimentação mais complexa e sujeita a erros, também não é prática.
Sendo assim, é interessante que você utilize sistemas de gestão. Isso porque nele, não estarão apenas os dados cadastrais dos consumidores, mas geralmente, ele tem uma série de outras funções agregadas a elas.
Logo, é fundamental que os processos relacionados a finanças de sua empresa estejam contidos em apenas um lugar, facilitando o seu processo de gestão. Esses sistemas, inclusive, permitem que você tenha uma lista de inadimplentes.
Políticas de pagamento
É relativamente comum que consumidores não paguem a sua empresa, pois, esquecem ou não percebem que deixaram de pagar o seu negócio.
Portanto, para reduzir a inadimplência em sua empresa, também será necessário que você tenha uma política de pagamento clara em seu negócio. Uma prática interessante é definir um prazo e forma de pagamento que funcione tanto para sua empresa, quanto para o consumidor.
Com os detalhes do acordo estabelecidos, também é importante que as datas sejam formalizadas por meio de um contrato, e lembradas por e-mail, para garantir que o empresário esteja em dia com suas obrigações.
Como uma contabilidade ajuda no controle de inadimplência?
Agora que você já sabe como reduzir a inadimplência em sua empresa, saiba que a melhor forma de se fazer isso, é a partir da contratação de uma contabilidade que ofereça o suporte necessário para o seu negócio.
Uma contabilidade de confiança permite que você aplique diversas técnicas diferentes para que você consiga fazer as suas cobranças de modo eficaz. Logo, é possível antecipar e cobrar os seus clientes de forma rápida e acessível.
Além disso, uma contabilidade facilita o acesso aos bons pagadores, possibilitando que a sua empresa tenha uma estratégia que privilegie esses consumidores.
No entanto, essa não é a única forma que uma empresa especializada te ajuda. Ela também é fundamental para que você consiga ter melhores resultados, a partir de uma gestão financeira assertiva.
A Gestão financeira engloba uma série de ações e procedimentos que irão melhorar os seus resultados e potencializar o valor do patrimônio da sua empresa. Sendo assim, você não irá comprometer a sua saúde financeira, pois levará em conta em seus cálculos a taxa de inadimplência, evitando surpresas desagradáveis na hora de fechar as contas.
Referências: mfconsultoria.com.br – em.com.br
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