Auditoria Fiscal é um procedimento no qual o profissional, que pode ser interno, da equipe da própria empresa, externo ou terceirizado, realiza uma série de testes e conferências para ter certeza de que sua empresa está calculando e pagando os impostos indiretos de forma correta e dentro do prazo estabelecido.
Qual é o objetivo da Auditoria Fiscal?
Sabendo o que é Auditoria Fiscal, fica mais fácil entender quais os seus objetivos. Um olhar superficial para esse procedimento pode nos fazer acreditar que ela só serviria para ajudar o governo a arrecadar mais impostos. Mas isso não é verdade!
A Auditoria Fiscal ajuda a empresa a:
- Garantir que o valor correto de impostos esteja incluso no preço para os clientes finais. Afinal, cobrar impostos a mais pode fazer a empresa perder competitividade no mercado e cobrar impostos a menos pode abrir espaço para multas e prejuízos;
- Recuperar os impostos já pagos na compra de insumos e outros itens usados para produzir mercadorias e/ou serviços, podendo gerar mais caixa para a empresa;
- Entender as oportunidades de usar a legislação brasileira a favor da empresa e mudar o impacto dos impostos. Isso pode acontecer ao alterar alguns detalhes da operação que possam aumentar o aproveitamento dos impostos, ou usar aspectos legais de incentivos fiscais para pagar menos impostos de forma legal;
- Escolher adequadamente o regime tributário que a empresa vai adotar. Seguindo certas regras, todas as empresas podem comparar impostos devidos pelo Simples, pelo Lucro Presumido e pelo Lucro Real, além de escolher o melhor modelo tributário para a sua empresa.
Além de uma Auditoria Fiscal ajudar em todos os aspectos já citados, ela também trará informações importantes para a construção de um bom planejamento tributário.
As empresas podem escolher regimes tributários diferentes entre Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real. Dependendo do tipo de regime tributário escolhido, você pode:
- Recuperar impostos que estão embutidos no preço dos insumos e mercadorias que sua empresa compra e dos serviços que sua empresa contrata, tornando o preço de compra menor;
- Aumentar o valor dos impostos que seus clientes podem recuperar dos produtos ou serviços que compram de você, aumentando a competitividade.
Incentivos Fiscais
Outra importante direção na qual pode seguir o planejamento tributário é o aproveitamento de incentivos fiscais. Mas o que é isso?
Incentivos fiscais são permissões concedidas pela legislação que ajudam a empresa a pagar menos impostos ou a pagá-los em um momento futuro, liberando fluxo de caixa.
Dependendo do tipo, local e forma como é exercida a atividade, podem existir benefícios fiscais que permitem à empresa pagar menos impostos.
Uma boa Auditoria Fiscal preventiva pode identificar esses benefícios e, com alguns ajustes na operação, como mudar de endereço, criar filiais em outras cidades ou Estados, ou mesmo mudar a maneira de produzir, permite uma boa economia tributária.
Referências: blog.omie.com.br
Gostou do conteúdo? Em nosso blog você pode encontrar mais assuntos como esse e aprender ainda mais, continue navegando. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades acessando as nossas redes: linkedin, facebook e instagram.